Samurebs by Derenash

Samurebs

By: Derenash
Last Updated: Oct 29, 2018
9 Votes
Build 1 of 4

Samuro

Build: Build HL Básica

Level 1
Level 4
Level 7
Level 10
Level 13
Level 16
Level 20

Samuro

Build: Básica com Merciless strikes

Level 1
Level 4
Level 7
Level 10
Level 13
Level 16
Level 20

Samuro

Build: Splitpush

Level 1
Level 4
Level 7
Level 10
Level 13
Level 16
Level 20

Samuro

Build: VoidInsanity build

Level 1
Level 4
Level 7
Level 10
Level 13
Level 16
Level 20

Samuro Top

>> Conteúdo <<







Ei, sou o Derenash, comecei a jogar HotS em julho de 2015, adquirindo rank 1 na Pré-temporada e diamante, mestre e Grão mestre nas temporadas subsequentes. Sempre joguei como flex nos times que participei (Void Evolution, EEIT e agora Encore Esports atual Bi campeã sul-americana em 2018).

Comecei a streamar no final de setembro, recebi muitos pedidos para fazer um tutorial sobre o Samuro, que é atualmente o boneco que mais uso no jogo. Comecei a gostar do boneco quando vi ele ser usado competitivamente pelo time europeu Diamond Skin (atual Granit Gaming), e então comecei a usar nas Ligas Heroicas e me apaixonei pelo herói, que foi priorizado nas finais da Copa América.

Nesse guia vou dizer o que eu aprendi jogando de Samuro, nada aqui é verdade absoluta e sintam-se livres para contestar qualquer detalhe ou tirar dúvidas nos comentários, responderei assim que possível!






Pros
+ Alta mobilidade
+ Dano muito explosivo
+ Pressão semi-global
+ Alto potencial de x1
+ Cerco muito alto
+ Sola todos mercenários
+ Muito controle de mapa/visão
+ Late game
Samuro é um grande herói em Hero League. Usando corretamente o Mirror Image, o Wind Walk e Image Transmission você se torna um alvo ingankável na solo lane. Seu potencial de duelo é muito alto devido ao Phantom Pain, tendo um dano sustain e burst superior a quase todos outros heróis, além de ter resistência maior devido aos seus talentos do nível 4. Também traz muita utilidade para o time com Illusion Master.


Contras
- Auxilia quests dos oponentes
- Early Game fraco
- Fraco contra ataques em área
- Muito difícil de jogar
- Muito fraco contra repulsões
- Dano instável
Apesar de toda sua força e utilidade, o Samuro tem suas fraquezas. Comparado com outros bruisers ele possui limpamento de rota inferior, e é muito dependente de completar o Way of Illusion e do Phantom Pain. Além de que é bastante dependente de seus cooldowns uma vez que as suas copias morrem, mas que pode ser compensado com um controle bom de suas copias, requerendo uma mecânica muito avançada.




Campo de Batalha da eternidade: O samuro se destaca muito nesse mapa devido a sua capacidade de defender o objetivo (com as visões das copia) enquanto ataca o imortal do oponente com seu alto dano por segundo. Usando sua capacidade global proporcionada pelo Illusion Master pode fazer a diferença em um jogo ao empurrar uma rota caso o outro time esteja defendendo seu guardião.



Templo Celeste: Esse mapa é fenomenal para o Samuro, pois é muito fácil de conseguir valor do seu cerco, já que os objetivos duram muito tempo, além de ser sensacional devido ao seu valor global, que é muito útil nesse mapa. Além de tudo, também pode fazer qualquer templo sozinho e expulsar o bruiser adversário do ponto perdendo um valor mínimo de vida devido às Mirror Image.



Clareira Maldita: Esse é provavelmente o melhor mapa do Samuro, pois o seu early game fraco não prejudica nos objetivos, já que você pode facilmente não lutar pelo primeiro tributo e empurrar outra rota. O boneco consegue pressionar duas bastilhas diferentes caso consiga a maldição com risco de morte mínimo, e se for amaldiçoado, consegue defender duas lanes com facilidade, pois expulsa qualquer um que esteja fazendo cerco, consegue tankar os minion com as Mirror Image e abusar dos 8 segundos de cooldown de Image Transmission.



Garganta de Alterac: Samuro também se destaca muito aqui, pois além do mapa ser muito grande e beneficiar globais, o objetivo dura muito tempo (permitindo splitpush). Também pode libertar os guerreiros sozinho usando Mirror Image para tankar os minions enquanto clica no objetivo. E é excelente para fazer os chefes desse mapa, devido ao seu incrível dano por segundo, capacidade de absorver todo dano e poder pegar visão do outro time durante a captura.



Torres da Perdição: Não é um dos melhores mapas do Samuro pois as lanes que são empurradas são facilmente readquiridas, além de não conseguir coletar experiencia do mid e do top antes de ter Illusion Master, que é essencial nesse mapa. Mas apesar de tudo, o herói ainda é forte, pois quando chega nível 20 consegue pressionar duas bastilhas ao mesmo tempo, tornando muito difícil do outro time responder.



Condado do Dragão: Um grande problema do Samuro nesse mapa é sua fraqueza no early game, não podendo virar o objetivo hora nenhuma no começo do jogo, porém assim que chegar no nível 7 e 10 começa a realmente fazer a diferença. No nível 10 consegue facilmente atrapalhar muito o outro time com sua pressão global nos santuários.


Santuários Infernais: Nesse mapa sempre se destacam os drafts com herois com dano em área, que são muito fortes contra o Samuro, além de que ele peca muito quando comparado a outros bruiser quando se trata de garantir minions no objetivo. É bem difícil capturar o objetivo e costuma ser melhor focar em empurrar outra rota durante ele.



Fundição Volskaya: Seu early game fraco compromete muito o time, já que é um mapa bola de neve (uma vez que um time tem a vantagem é difícil de removê-la), porém não é difícil de chegar no late game aqui, então samuro pode ser um pick decente.



Resistência de Braxis: A maior fraqueza do samuro nesse mapa é seu early game fraco e não possuir mecânica para limpar a onda de zerg, pois na maioria das vezes o bruiser da composição costuma ter que se separar do time para defender, pois não agrega quase nada aos outros 4. O ponto forte do boneco aqui é que consegue facilmente gastar o tempo do outro time ao abusar de Image Transmission contestando os pontos.



Tumba da Aranha rainha: Para mim é o pior mapa de Samuro por uma grande margem, é muito difícil tirar valor do global, Poder limpar rota rapidamente é muito necessário aqui, colocando-o atrás de qualquer outro solo laner no jogo.






Grande parte das vezes, o Samuro ocupa a função de Solo Laner (no lugar do Bruiser) nas composições, porém também se destaca muito sendo o segundo assassino da equipe, pois sempre fica livre para fazer o cerco onde não há inimigos, pode fazer qualquer mercenário sem perder experiência. Também permite o pick de um segundo guerreiro, facilitando a vida de muitos assassinos de longo alcance como Fenix, Hanzo, Gul'dan ou Raynor que terão muito mais espaço na teamfight.

Apesar do Samuro ajudar muito o outro time a completar suas quests, também há heróis que podem estar no time dele que se beneficiam do maior número de herois no campo de batalha, como o Tyrael com o talento Law and Order, Ana com Contact Healing ou até Medivh com Arcane Explosion e Circle of Protection, dentre muitos outros. Então assim como o herói é fraco contra alguns, ele é muito forte com outros.



Quando me perguntam se um boneco é forte com Samuro, a primeira coisa que eu confiro é se ele tem alguma forma de controle de grupo ou consegue acompanhá-lo com dano na backline do adversário. Apesar do samuro ter muitas mecânicas de perseguição, 3 blinks diferentes com e 125% de velocidade de movimento com , os controles de grupo do time auxiliam muito ele por causa do talento Merciless Strikes fazendo-o dar um dano sustain e burst de outro mundo, alcançando críticos de mais que 1000 de dano, podendo matar muitos heróis com poucos ataques.






Acredito que essa interação do crítico causando 50% mais ao clicar W não é intencional, e deve ser consertada assim que a blizzard perceber, e então atualizarei o guia de acordo.



Guerreiros



Quando se trata dos Guerreiros no time do Samuro você quer aqueles que consigam aplicar slow na backline do adversário e que consigam avançar junto com você em quaisquer alvos que possam morrer.
O Tyrael é a melhor escolha, pois pode aplicar o slow quando quiser com El'druin's Might, aumenta em muito o dano e velocidade do orc com Swift Retribution e é muito potencializado pelas copias através do Law and Order.
Logo em seguida temos o Diablo, que pode aplicar slow e stuns com muita facilidade através de Lightning Breath e Debilitating Flames sem avançar e enquanto avança.
E em terceiro lugar está o Muradin pois consegue assim como os outros 2 aplicar slow e avançar junto com você, porém não consegue aplicar controle de grupo sem entrar no meio da equipe adversária, limitando um pouco sua gameplay, já que uma vez dentro, Samuro não pode recuar, ou o anão estará em apuros.

Suportes



O Samuro se dá muito bem com os suportes que conseguem dar assistência aos dives dele de grandes distâncias, tanto com curas, dano ou controles de grupo.

O Stukov possui grande sinergia com Samuro, pois o heal chega até ele muito facilmente, também possui slow e enraizamento à distância provenientes de Weighted Pustule e Virulent Reaction.
Malfurion também é muito bom com ele, pois pode curá-lo de qualquer distância sem problema nenhum, além de ter Nature's Cure para liberar o Samuro de uma onda de atordoamento podendo usar Image Transmission para um lugar seguro.
Deckard é outro que se destaca por causa de seu enraizamento e slow de muito longe, além de que Ancient Blessings ajuda muito no burst antes de entrar na backline do outro time.

Bruisers



Quando não draftado como bruiser da equipe, o Samuro pode se mostrar muito útil junto com os Solo Laners que conseguem achar espaço na teamfight para ele entrar podendo estourar um alvo qualquer.

Novamente o Tyrael é destaque, porém dessa vez como bruiser, onde ele pode jogar muito livremente, dado que terá um main Warrior para defender seu time, além de que nessa posição também pode-se escolher Judgment podendo deletar qualquer heroi com pouca vida, desde que não tenham Cleanse.
Yrel auxilia muito o dive do samuro, a armor proveniente de Aegis of Light aumenta a sua sobrevivência e de suas copias, Avenging Wrath com Holy Avenger dá um quase constante slow para aumentar o seu dano nas lutas.
Dehaka é um ótimo pick para acompanhar Samuro também pois os dois juntos fazem uma pressão insana globalmente, além de que o controle de grupo proveniente de Isolation é o bastante para matar quase qualquer alvo em 3 segundos.

Assassinos



Samuro não tem muita preferência com assassinos, porém ainda há alguns que são um pouco melhores que outros, que são os que conseguem encaixar dano diretamente na backline.

Já que Li-Ming consegue ocasionalmente acertar combos na backline, é excelente junto com samuro, que pode finalizar os alvos, ativando Critical Mass e vencendo as lutas.
Fenix também é bem forte, já que consegue dar dano considerável na front e backline do adversário com arsenal sinergy e Purification Salvo, além de ter um bom slow para Merciless Strikes com Plasma Cutter.
Apesar da Jaina não ter facilidade em causar dano na backline, o slow provido por Frostbite ajuda muito Samuro a causar dano na luta, e uma vez que adquire o nível 16 a combinação de Northern Exposure e Merciless Strikes pode matar guerreiros em segundos dificultando muito a vida de uma Sonya ou um Blaze, por exemplo.



Abathur


Na minha opinião, Abathur é o melhor heroi junto com Samuro, não me recordo de alguma vez que perdi com esse combo Symbiote auxilia muito nos cercos momentâneos, o heal concedido por Regenerative Microbes o libera para fazer trocas livrementes em qualquer lugar do mapa, que uma vez que o oponente é forçado a recuar, facilmente se empurra a respectiva lane, ganhando uma grande vantagem no earlygame.
Também pode-se escolher Adrenal Overload no nível 4, potencializando seu burst.
em mapas como Sky Temple ou Cursed Hollow você pode ignorar um objetivo e levar a bastilha da linha oposta junto com Ultimate Evolution.
Apesar de tudo, os 2 heróis se destacam muito juntos por causa do combo entre Envenomed Spikes e Merciless Strikes, que se alcançar qualquer boneco sem mobilidade, está morto em 2 ou 3 segundos, como pode ser visto neste clip .






Matchups Boas

Os inimigos mais fáceis de derrotar são aqueles com pouca vida e que possuem muitas skillshots(habilidades que param assim que acertar um alvo, pois os clones as absorvem com muita facilidade), como Pulse Bomb, Storm Bow, Sleep Dart e Arcane Orb. Essas 4 matchups são muito fáceis junto com samuro, porque uma vez em que algum controle de grupo é aplicado nesses herois, eles são deletados muito rapidamente

Já que Mirror Image e Image Transmission purificam o Samuro de todos os envenamentos e quase todos status negativos do jogo, herois dependentes desses status para dar dano costumam sofrer contra ele.

Samuro é muito forte contra quase todos os magos pois assim que a pressão é aplica neles precisam usar seus altos cooldowns e recuar, divindo a luta te beneficiando muito. Jaina é uma exceção, pois consegue pressionar os 3 orcs ao mesmo tempo sem dificuldade.

Matchups Ruins

Samuro se complica quando joga contra bonecos com muita repulsão, pois sempre que é empurrado com alguma habilidade, todos os comandos já mandados para o principal ou para as copias são cancelados, fazendo-o ser controlado muito facilmente.

A jogabilidade de Samuro é bem dificultada quando está contra inimigos com mecânicas que se beneficiam de muitos herois, como Fire Stomp, Fan of Knives, Void Slash ou Moonfire. Porém se bem jogado, após o nível 10 consegue dividir as copias na luta reduzindo o valor dessas habilidades.

Heróis que conseguem desabilitar o Samuro durante o seu burst com blind, controles de grupo ou até proteção no alvo prejudicam muito a sua jogabilidade, porém algumas vezes você pode purificar o blind do seu heroi com Image Transmission, te dando um pouco de counterplay.










Imagem Espelhada
(Q)

18s
Teleporta-se a uma curta distância na direção do cursor do mouse, criando 2 Imagens Espelhadas por 18 s com 50% da Vida atual de Samuro que desferem Ataques Básicos contra inimigos.


No momento em que as copias são criadas, você tem um espaço de aproximadamente 0.5 segundos em que você pode clicar com o botão direito (ou seu botão escolhido para andar ou atacar) em um inimigo, fazendo com que as copias ataquem nele, a menos que perca visão do alvo ou se forem criadas logo em cima de um minion.

Ps: se você clicar A ao invés de com o botão direito, não precisará da visão, porém as imagens pararão em qualquer minion ou jogador no caminho - Muito útil mandando-as para mercenários como o de cerco de Cursed Hollow, para em seguida usar Image Transmission.

  • Aparentemente para os dois times, as copias tem a mesma vida que Samuro, porém elas levam o dobro de dano que ele (esse dano não é dobrado para o heroi que o causa, fazendo com que drenagens de vida não tenham valor dobrado, por exemplo).

  • Cada cópia é invocada a 120º no sentido horário uma da outra, sempre com a 2ª à direita do principal, e a 3ª à sua esquerda.

  • Se usar Mirror Image exatamente entre duas lanes, uma cópia irá pra cada uma delas.

  • Usar essa habilidade purifica o herói de quase todos efeitos negativos, e tem o mesmo cooldown que as copias tem de duração, então pode-se observar quando vão expirar vendo quando a habilidade estará disponível de novo.

  • Essa habilidade também pode ser usada na direção do oponente, para fazer um pequeno blink na direção dele e poder acertá-lo.

  • Cada cópia dá aproximadamente 8% do dano do samuro, então algumas vezes compensa não usá-las antes do nível 7 para limpar wave, pois seu dano é muito mínimo, e talvez serão necessárias para se sobreviver a um gank iminente.

  • Dá para usar o pequeno blink para atravessar algumas paredes curtas colocando o mouse através delas, porém outras dessas que são mais largas podem apenas ser passadas por ilusões (obrigando-o a colocar o mouse a 120º do destino para uma cópias atravessá-la, te liberando para usar Image Transmission nela. Um exemplo é a parede entre a lane e o santuário de Dragon Shire.





Acerto crítico
(W)

10s
O próximo Ataque Básico desferido nos próximos 8 segundos será um acerto crítico, causando 50% a mais de dano. Isso também vale para as Imagens e não cancela Andavento.

Passivamente, você e suas imagens causam Acerto Crítico a cada 4 Ataques Básicos.


  • Você pode ver a progressão de seu crítico pela animação pelo ícone em cima da sua barra de hp, assim que a espada ficar carregada pode avançar em um jogador, dar um ataque crítico e logo em seguida apertar w para dar outro no mesmo segundo, essa é sua principal forma de burst. Sempre que você for sair da lane eu recomendo dar 1, 2 ou 3 ataques nos minions antes para sair com o hit carregado já.

  • Essa habilidade reseta a animação de ataque básico, então é melhor usada logo após um ataque, aumentando seu dano por segundo e burst.

  • Ativar o W também faz o próximo ataque ataque das copias serem crítico, ajudando muito a completar a quest Way of Illusion.

  • Se você quiser limpar uma wave rápido e não tiver o ataque carregado, compensa clicar w 6 ou 7 segundos antes de chegar na wave, para assim que chegar ter um ataque crítico e +2 nos próximos segundos, pois o cooldown resetará.

  • Ao ativar cancela qualquer B ou montaria sendo canalizada por qualquer Samuro.

  • É completamente inútil usar o w uma vez que você já tem o próximo ataque carregado, só servirá para jogar o cooldown fora.

  • Se você criar imagens com o W ativo, não importa quanto de duração esteja restando em Critical Strike, elas terão o próximo ataque crítico, então caso queira stackar Way of Illusion pode usar faltando 3 segundos para o próximo w (pois terá outro logo depois de seus ataques, e é o último segundo de duração do W), e conseguir 4 stacks facilmente.




Andavento
(E)

15s
Torna-se furtivo por até 10 segundos, ou até atacar, usar uma habilidade ou receber dano. Enquanto estiver Furtivo, Samuro tem sua velocidade de movimento aumentada em 25%, e você pode atravessar outras unidades.

Dano recebido no 1º segundo não cancela Andavento

  • Se usar o Wind Walk e na mesma hora trocar de lugar com uma cópia você fica invisível durante a troca pra, impedindo o oponente de ver que Image Transmission foi usada.
    obs: só funciona clicando no número referente à imagem e então R ou D, não adianta colocar o cursor em cima do alvo e clicar R ou D.

  • Pode ser usado para transitar mais rápido entre as lanes do que a montaria, mas só recomendo usar assim quando você sabe que não há nenhum inimigo por perto.

  • Até o nível 13 costuma ser usado só para recuar ou evitar dano single target, e depois para dar engages e alcançar a backline, com Shukuchi.

  • No segundo que fica completamente irrevelável não se pode ser alvo de bastilhas, podendo usar para ganhar tempo entre os cooldowns de Mirror Image para poderem tankar o forte.

  • Pode-se ser usado para fazer as bastilhas e fortes pararem de atirar em você após as cópias morrerem para não levar slow na recuada.




Mestre das Ilusões
(E)

8s
As Imagens Espelhadas podem ser controladas individualmente ou em grupo. Aumenta em 100% o dano que elas causam. Passivo: Aumenta em 10% o dano de Ataque Básico de Samuro.

Reduz em 8 s a recarga da Transmissão Imagética.

  • Há uma demora para poder executar ações assim que usar mirro image de aproximadamente 1 segundo, lembre-se disso para não tentar fazer comandos muito rápido e controlar o original ao invés das cópias.

  • Usando seu botão esquerdo do mouse (ou seu botão de seleção) pode-se gerar caixas de seleção para escolher quem controlar em um curto período de tempo.

  • Caso você queira que as copias fiquem paradas numa fog para dar visão mova-as para lá e coloque o comando parar ou esperar em fila (usando shift). Se não for feito, elas moverão até a fog e sairão de lá para fazer outra coisa.

  • A partir do nível 10, o Samuro ganha uma quantidade de sustain absurda, pois no momento em que você criar as cópias pode escolher uma delas e enviar para base, para depois usar Image Transmission em cima dela e se teleportar para o respawn, onde você curará seu HP. Após ter seu hp curado e passado os 8 segundos de cooldown da trait ainda terá 4 segundos para decidir em qual cópia voltará - Se clicar w enquanto uma cópia está indo para base, cancelará o B dela.
    Ps: Enquanto samuro está na base suas cópias montam instantaneamente sem cooldown ao apertar Z com elas selecionadas.

  • O Nº5 desativa ou ativa a inteligência artificial das cópias, porém não vejo nenhum uso nisso e nunca precisei usar.

  • Com Illusion Master Samuro fica praticamente imortal a ganks, pois sempre que vierem em você, pode dividir as copias, forçando os oponentes a mataram os 3 bonecos, ou você sairá no que ficou vivo ou com menos jogadores perseguindo.

  • Uma vez nível 10, você pode usar sem se preocupar seu R ou D em uma das cópias enquanto a outra está ficando low para repor a vida dela e forçar os oponentes a gastarem mais habilidades para matá-la, já que a vida é regenerada na troca.

  • Controlando as cópias, pode-se usar o Samuro como um heroi global, pois você consegue mover uma copia para outra lane, ou para onde o time está enquanto faz o cerco na rota oposta, e se tiver alguma luta iminente, você pode trocar de um lugar com a ilusão perto deles para ter uma luta de números iguais ou até mais.

  • Agora que tem controle das cópias elas são muito úteis para atrasar rotação do outro time desmontando os herois e dando bodyblock neles(além de sempre poder pegar informações deles fazendo mercenários, ou quantos estão em um lugar sem visão, por exemplo), abuse disso sempre que possível.

  • Apesar das imagens poderem canalizar objetivos, elas não podem capturá-lo, mas compensa muito escolher uma cópia para canalizar o objetivo enquanto você ataca no oponente que está tentando cancelá-lo.

  • Em Alterac, as cópias não conseguem capturar o objetivo, porém conseguem colocá-lo no modo de contestado, para não reduzir o tempo.




Transmissão Imagética
(E)

25s ou 8s
Ative para trocar de lugar com uma imagem espelhada, removendo a maioria dos efeitos negativos dela e de samuro.

Ataques básicos contra heróis inimigos aumentam em 25% sua velocidade de movimento durante 2 segundos.

  • Se estiver muito próximo do nível 10, não use Image Transmission, pois quando pegar a ultimate a trait ainda terá 25 segundos de cooldown ao invés de 8.

  • O bonus de velocidade providenciado por Advancing Strikes deve ser sempre usado quando está tentando fugir dos oponentes, se tiver algum deles no seu alcance, dando um ataque a cada 2 segundos para acelerar seu personagem.

  • Assim como Mirror Image, ao usar você ganha algumas frames de invulnerabilidade, podendo desviar de habilidades como Pyroblast, Pulse Bomb or Consume Souls.




Nível 1


Caminho da Ilusão (Q) : Esse talento é o principal talento do nível, pois aumenta em uma quantidade muito alta seu dano do early até o late game, se você conseguir completar a quest pelo nível 7, seu dano é aumentado em 28%, por exemplo. Apesar de seu valor diminuir com o tempo, no nível 20 ainda dá um considerável aumento de 15% no dano do herói.


Caminho da Lâmina (W) : Só deve ser escolhido em situações em que você não quer fazer nenhuma luta no jogo, como por exemplo se o time do adversário for composto de E.T.C., Cassia, Uther e outros counters diretos do boneco. o forçando a empurrar rotas o jogo todo, ao invés de lutar, pois aumenta em muito seu dano sustain desde o nível 1, mas o burst nem se compara a Way of Illusion.


Caminho do Vento (E): Não é um talento ruim, pois te ajuda muito na movimentação pelo mapa, ajuda a perseguir alvos rápidos em teamfights como Valla ou Fenix. Porém o aumento no dano proporcionado pelo Caminho da Ilusão é muito alto para descartar por um talento de perseguição, já que pode-se escolher Shukuchi no nível 13 para isso já.




Nível 4


Miragem (Q) : Esse talento é sua escolha em 80-90% das vezes, é muito bom grandes bursts de dano mágico que facilmente limpam as cópias, como Zeratul, Kael'thas, Li-Ming. É minha escolha na maioria das vezes, pois quase sempre terá seu valor. Detalhe que a duração da armadura é infinita, então é sempre bom ligar as copias na base para conseguir suas cargas. Além de tudo, também dificulta muito do adversário qual o samuro real, pois a redução de dano na cópia pode fazer com que pareça que o dano não foi dobrado pela cópia (que é o principal jeito de saber quais são as imagens).


Um com o Vento (E) : Esse é o melhor talento para empurrar lanes, tem valor altíssimo em mapas de objetivos canalizados, como Cursed Hollow ou Towers of Doom, pois você pode soltar as copias para cancelarem o cast, ligar o E de longe com a principal fazendo com o que seja muito mais difícil matar as copias devido aos 30 de armor.


Deflexão (D) : Deflection só deve ser pickado quando o personagem do outro time que duela com você for muito dependente de ataque básico, como Illidan, Artanis, pois assim você vence todas as trocas contra eles, podendo ficar livre para fazer o que quiser.


Nível 7


Lâmina Ardente (W) : O dano em área ajuda muito no waveclear do Samuro, porém em teamfights costuma ser muito mais fraco que Phantom Pain, é o talento a se escolher quando você vê que vai ser muito difícil manter as copias vivas na teamfight. É escolhido principalmente em Tomb of the Spider Queen Mas eu ainda prefiro o Phantom Pain já que é muito melhor em teamfights ou 1x1s.


Dor Fantasma (W) : Essa é sua principal forma de burst de Samuro, te dando um dos maiores dps em um só alvo do jogo, e um burst de mais que a metade da vida de muitos herois. Apesar de ser dependente de suas copias estarem vivas para funcionar, seu efeito é tão alto que não consigo ver outro talento tão bom quanto esse no nível.


Golpes Aniquiladores (W) : Talento morto, Phantom pain tem burst e sustain muito maior que esse, não existe cenário em que deve ser pickado.


Nível 10


Tornado de Aço (R) : Ao pegar essa habilidade heroica você pode proceder ou desinstalando o jogo ou dizendo que foi misclick, pois quem a escolhe só traz vergonha pro seu povo.


Mestre das Ilusões(R): Infelizmente Samuro só possui uma ultimate, pois o herói só se destaca devido ao valor global, em teamfight, e ao sustain provido de Illusion Master.


Nível 13


Aço Espelhado (Q) : Serve para jogar jogos em que você sabe que terão lutas longas, onde você usa a build do VoidInsanity com Burning Blade e Press the Attack.


Kawarimi (E) : Novamente, só deve ser escolhido em situações em que você não quer fazer nenhuma luta no jogo, como por exemplo se o time do adversário for composto de E.T.C., Cassia, Uther e outros counters diretos do boneco. o forçando a empurrar rotas o jogo todo, ao invés de lutar, pois a cópia spawnada pelo E ajuda muito a tankar torres e permite a absorção de experiencia eterna de duas linhas completamente opostas, sem perigo nenhum.


Shukuchi (E) : Esse é de o principal talento desse nível, já que é a sua mecânica principal para divar a backline do time adversário, que você fará em todas as lutas, além de ser muito útil para sobreviver a ganks e rotacionar mais depressa (pulando muros).



Nível 16


Ataques impiedosos (W) : Se seu time tiver boas fontes de slow, como Debilitating Flames, Frostbite, Earthquake, El'druin's Might, dentre muitas outras. O principal motivo pra pegar esse talento é porque quando junto com Phantom Pain, apertar w em um alvo com slow além de causar o crítico, o causará com 50% de dano a mais, fazendo um burst absurdo. E diferente de Harsh Winds ele não limita sua gameplay, pois pode facilmente sair da backline e voltar a bater no tank dando dano altíssimo nele.


Ventos Inclementes (E) : É a escolha a se fazer quando seu time não tem boas fontes de slow e o adversário possui rangeds com muito pouco hp para serem estourados junto com Phantom Pain e Shukuchi.


Forçar o Ataque (D) : Quando o time do adversário só possui bonecos muito resistentes e sua equipe não tem boas fontes de desaceleração é um ótimo talento, pois aumenta seu dano consideravelmente. Dificulta dos inimigos de identificarem qual Samuro é o real, principalmente depois do nível 20, já que todos batem muito rápido não dá para reconhecer de onde está vindo o dano.



Nível 20


Dança da Morte (R) : Se você pegou Bladestorm e chegou no nível 20 é porque não quitou por vergonha, que é o que um Samuro honrado deveria fazer.

Estilo das Três Lâminas (R) : Se me perguntar eu sempre vou dizer que esse é o melhor talento do heroi, porque além de ser muito forte na luta, dificultando a limpeza das ilusões e a identificação do real, tem um macro insano, permitindo diversas plays que vencem o jogo sozinhas, que serão citadas na parte Late Game.


Andarilho do Vento (E) : Realmente nunca testei esse talento, pois o valor de Three Blade Style é muito alto para escolher outro, porém talvez possa ser bem útil junto com One With The Wind, Shukuchi e Harsh Winds.


Propósito do Mestre das Espadas (D) : Pra mim é o pior talento do nível, não vejo uma cenário em que esse bônus te faça vencer um jogo, mas vejo infinitas vitorias com Three Blade Style.







Early Game


Antes mesmo do jogo começar, na tela de loading, recomendo que olhe para todo o draft do oponente (para ver se possuem herois que conseguem completar quests muito facilmente em você, como Zul'jin, Medivh ou Kel'Thuzad). Caso aconteça você não pode em hipótese alguma lutar na mid lane, caso contrário pode-se tranquilamente soltar copias no mid para stackar Way of Illusion e ir para sua respectiva lane.

Para saber em que lane ir, você primeiro precisa conferir se o seu time possui algum bruiser ou heroi que sole a lane, como Dehaka, Blaze Sonya além de seu main tank, caso:



Já tenha bruiser: Você fica bem livre para fazer o que quiser, porém sua função principal é atrapalhar a rotação do time adversário e soltar mercenários no spawn - então deve ficar entre a rotação principal do time adversário como por exemplo entre o mid e bot em infernal shrines, sky temple...

Não tenha bruiser: Seu dever na comp é ser o solo laner e ir pra lane oposta da rotação do seu time (se houver), onde você só pode sair para fazer mercs caso alguém chegue lá para liberá-lo.



Já que em 90% dos cenários você estará com Way of Illusion, seu early game costuma ser focado simplesmente em danos estruturais e completamento de quest, pois uma vez que ela é completada antes do nível 7, seu dano com o Samuro é aumentado em 30%.

Assim que começar o jogo, você pode ou ir junto com a sua equipe no mid para soltar copias ou ir direto para sua lane.

Caso os oponentes estejam em 5 no mid, pode-se tirar 70% da vida de uma torre usando Mirror Image e Image Transmission, como pode ser visto neste clip - Certifique-se de que apenas uma torre esteja te atacando.



Se o solo laner do time adversário não estiver no mid, o ideal é esperar a wave chegar.

Assim que a wave chegar e você vê o adversário, já pode começar a tentar completar Way of Illusion, e para isso o que você quer fazer é dar 3 ataques no minion de alcance curto e recuar um pouco, pois então o seu próximo ataque e de suas cópias vai ser um crítico. Então depois de carregado você precisa ver onde está o heroi do adversário e reagir de acordo:

1-Se está longe dos minions dele (ou atrás ou dos lados ou na frente), você quer se aproximar dele com E ou montado e então criar imagens com o cursor na direção aposta dele, para que as duas cópias spawnem no alcance de auto ataque, e então consiga 2 stacks e logo em seguida ative o w para conseguir mais 2. Se ele continuar trocando com as copias ao invés de recuar, pode-se usar de image transmission em uma delas, para curar a outra e conseguir mais alguns stacks grátis.

2-Se ele está dentro da wave dele você não pode usar Mirror Image com o cursor para trás, pois então as imagens vão mirar nos minions e não no heroi, sem dar stacks. Deve-se distanciar um pouco dele, e então criar cópias enquanto segura o botão de ataque em cima do outro para que as cópias mirem direto nele e passem dos minions.

3-Se ele está no máximo de distância dos minions simplesmente para dar soak sem limpar a wave, pode usar o E através da wave para se aproximar dele e então fazer como citado no 1º caso, e caso ele recue antes disso, tente zoneá-lo da experiência.

Neste clip dá para ver os 2 primeiros exemplos aplicados no Arthas, conseguindo 18 stacks em 1 minuto.



Na grande maioria dos jogos você não quer ir junto com seu time no primeiro objetivo, pois ainda não terá o grande power spike do nível 7, e o primeiro objetivo é sempre o mais fraco, então você precisa decidir enquanto está fazendo o split push se você quer ir direto na torre usando as cópias como tank (quando sabe que já já alguém virá defender) ou se quer limpar a wave e pushar depois (quando sabe que vai demorar para te responderem).



Caso você esteja em um mapa como Cursed Hollow ou Sky Temple e seja o heroi do time para fazer mercenários, lembre-se de chamar alguém para cubrir a experiência da sua lane na hora respectiva e ir fazê-los.

obs: Para fazer o acampamento de bordoeiros sem perder hp, precisa dividir os 4 minions do camp entre duas copias, e quando estiverem com pouca vida usar Image Transmission para curá-las.



Uma vez nível 7, Samuro vence a troca de quase todos herois do jogo e tem bastante valor em team fight, então pode começar a agressivar para cima dos adversários, tirando 40% da vida de muitos herois com o combo de Crítico + W, além de que agora é muito melhor ir direto na torre como citado anteriormente, pois sempre conseguirá quebrar a torre por completo em uma ida só.


Mid Game


A partir do nível 10 seu herói fica muito mais forte, pois além do cooldown reduzido de Image Transmission, você se torna um heroi global, pois também pode controlar as suas cópias.

Agora você não quer ficar com seu time até ter lutas, só quer ir para lanes opostas dos outros 4 e empurrar a linha enquanto envia uma das cópias montadas na direção do seu time, para caso algo aconteça você poder participar.


Já que é global, você quer sempre que puder causar um pouco de dano de cerco, sempre tente enviar uma imagem para a rota em que não há nenhum inimigo e levar as duas torres ou a bastilha, caso ninguém vá te responder, pode abusar da regeneração das imagens provido pelo Illusion Master, tankando o máximo com as duas cópias e depois curando-as.


Lembre-se que só deve usar essa tática de push quando você sabe que ninguém vira para te matar, pois quando usa as 2 cópias e o R para destruir torre é muito difícil de escapar de ganks.


Com o nível 13 fica um pouco mais fácil de lutar por causa de Shukuchi e Mirrored Steel e de fugir de ganks, então pode jogar mais abusado tanto em luta quanto pelo mapa.


Nível 16 é o segundo maior powerspike de lutas do heroi, se você for com Harsh Winds, tente atacar inimigos que estão separados do time adversário, 1x1s pelo mapa são muito bons também, não hesite em bater no tank adversário caso esteja muito separado do time, pois seu burst é alto até em tanks.

Caso tenha ido com Merciless Strikes, foque em jogar mais com o time e bater em quem está com slow ou outros controles, fique atento com slows que acertam a backline, como um Fire Stomp com Debilitating Flames do Diablo ou algum slow de water elemental, pois como citado antes, mata rangeds com 3 ou 4 ataques.


Late Game


Uma vez que você pega nível 20, na minha opinião Samuro vira o melhor herói do game de longe, pois além de ter um macro muito forte, também tem uma luta absurda, pois suas cópias se tornam praticamente imortais em lutas, fazendo muito estrago.

Agora seu foco principal é pressionar o núcleo do time adversário enquanto envia uma ilusão para perto do seu time, se o time adversário ainda tem bastilha, quer fazer isso com ela.


Basicamente o Samuro deve esperar ter certeza que não tem muitos inimigos próximos para matá-lo e então ligar seus clones em cima de uma bastilha, e então ordenar para o clone que está tomando tiros recuar e se aproximar do time. A bastilha/core irá bater no outro clone então, enquanto você causa dano na estrutura. Pode causar quanto dano quiser até que vê que não é mais seguro para você continuar, e então troca de lugar com a cópia recuando.

Caso algum deles vá defender o push, você também pode blinkar para a copia recuando para forçar uma luta com um a mais perto do seu time, ou pode dar o máximo de dano possível e recuar. Caso esteja no núcleo e ver a oportunidade de acabar com o jogo, você quer criar seus clones novamente e ir fundo, tentando sempre trocar de lugar quando estiverem em cima do Samuro principal para não levar dano.





Defender wave acumulada


Se o time adversário acumular muitos minions em uma rota, você pode criar suas cópias assim que eles chegarem no portão para tankar os de longo alcance, e assim que elas começarem a morrer, inverter com uma delas para curar a outra enquanto as torres matam as tropas.

Exemplo

Quebrar torre das bastilhas


Caso você tenha um abathur no time ou o time adversário não tenha globais ou personagens de alta mobilidade, como genji e tracer e caso Samuro não seja o solo laner do time, pode-se usar o early game do heroi para tentar quebrar as torres da bastilha adversária. Priorizando a lane do solo laner adversário, como o top de Battlefield Of Eternity, pois caso o time adversário queira te responder precisarão rotacionar o mapa inteiro. Se o solo laner adversário vier responder irá dropar waves e não garante sua morte.

Se levar a torre ganhará 800 de experiência e facilita muito o seu push no late game, enquanto cada morte sua no processo só dará entre 300 e 400 até o nível 3.

Exemplo¹
Exemplo² - com Abathur

Tiltar as torres


As torres e bastilhas sempre priorizam8 atacar nos clones ou em minions e gastam tempo mirando sempre que mudam de alvo, então se você entrar no alcance de uma edificação e sair na mesma hora, consegue fazer com que ela não atire e ninguém enquanto você a quebra.

Quanto maior for o angulo em que a torre tenha que virar para mudar de alvo mais fácil é de executar essa mecânica, então se você não estiver acostumado tente colocando a copia de um lado da bastilha e o samuro batendo no lado oposto.

Exemplo

Blinkar e deixar cópias atrás


Após pegar Three Blade Style ou Mirrored Steel a duração das suas cópias vai ser superior ao cooldown de Mirror Image, permitindo que faça esse truque.

Se colocar algum comando na fila pro Samuro, como andar um pouco e logo em seguida enquanto segura Shift clicar Q -> R (O blink precisa ser com o cursor em cima da cópia, ao invés de selecionando-a e clicando R, pois comandos em fila não funcionam entre duas unidades diferentes) você trocará de lugar com a cópia selecionada assim que Samuro terminar o movimento, deixando duas cópias no lugar anterior.

Essa mecânica é muito útil para quando você quer ir para base para se curar depois do 20 caso tenha uma imagem morta, além de confundir muito os adversários.

Exemplo

Atravessar o portão


O único jeito de passar o portão de uma torre com o Samuro e uma imagem é criando cópias com o cursor atrás da torre do adversário enquanto está colado no portão, colocando-o dentro do portão e uma cópia dentro da base adversária.

Exemplo

Controlar imagens pré-10


Ao criar cópias pode-se dar o comando de mover e atacar (A) e então elas irão na direção até chegarem no ponto desejado ou encontrar algum inimigo no caminho. Porém se você der esse comando em cima de uma parede elas nunca chegarão no ponto desejado, e então ficarão paradas do lado dela sem se mover, te dando visão ou deixando-os na rotação do outro time para desmontá-los.

Exemplo



Agradecimentos



VoidInsanity: Main Samuro, tem mais que 1.500 partidas com o heroi. Solucionou muitas dúvidas minhas, disponibilizou seu acervo de gifs do Samuro para eu usar no guia, até criou alguns gifs que eu pedi, além de ter descoberto muitas dessas mecânicas citadas no guia. Ele sempre quer ajudar qualquer um que tenha perguntas sobre o boneco pelo seu discord:

The Illusion Masters: Discord criado pelos maiores jogadores de Samuro na Europa para ensinar e espalhar conhecimento sobre o boneco, toda comunicação aqui é feita em inglês e todos são bem vindos.

Munky: Grão Mestre nível 300 de Samuro na Europa, aprendi todos os básicos de Samuro na sua stream.

Pikeu: Me ajudou a fazer alguns dos vídeos explicando algumas mecânicas do boneco.

betoGG: Me ajudou a descobrir o que o Samuro deveria fazer no ambiente competitivo (LatAm).

Quick Comment () View Comments

You need to log in before commenting.

9 Votes

Quick Comment () View Comments

You need to log in before commenting.

HeroesFire is the place to find the perfect build guide to take your game to the next level. Learn how to play a new hero, or fine tune your favorite HotS hero’s build and strategy.

Copyright © 2019 HeroesFire | All Rights Reserved